top of page
Buscar
Foto do escritorIPCOMPLIANCE

6. POR QUE IMPLANTAR A GOVERNANÇA DE DADOS

Governança de Dados não é algo novo, de fato, desde 1980 os cursos de computação trazem os conceitos de Gerenciamento do Ciclo de Vida dos Dados (Information Lifecycle Management - ILM).


A governança de dados consiste em políticas, processos e uma estrutura organizacional para apoiar o gerenciamento de dados corporativos.


A gestão dos dados da sua organização é chave para obter resultados do ativo mais importante da atualidade, os dados, que estão na forma de capital intelectual e um patrimônio de conhecimento na forma de dados e informações.


Mas a governança dos dados não irá apenas trazer resultados para a continuidade do seu negócio, ela vai também trazer elementos para garantir ..

  • Segurança da informação

  • Classificação dos dados

  • Controles de acesso

  • Definir a melhor arquitetura de dados

  • Rastreabilidade de quem realiza tratamento dos dados

  • Identificar quais são as informações táticas para a tomada de decisão

  • Controle das permissões dadas pelos 'controladores' dos dados utilizados


A governança de dados é um dos fundamentos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e está no caminho crítico da gestão da conformidade legal.


O que era teoria acadêmica a trinta anos, agora é um requisito legal e técnico para garantir o uso de dados pessoais e também de negócio dentro da conformidade da LGPD.


Com a LGPD em vigor não há o que esperar, com a infraestrutura e plataformas na computação em nuvem (cloud computing) viabilizando a transformação digital dos negócios, com capacidades de mineração analítica dos dados, o seu negócio pode atacar lideranças e mercados que a sua empresa ainda não tem acesso.


Fique conosco.

Abraço

Equipe IPCOMPLIANCE

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page