5. FORMAR UM DPO OU PREPARAR A EQUIPE LGPD
- IPCOMPLIANCE
- 21 de abr. de 2021
- 2 min de leitura
Palavras chaves: #lgpd, #compliance, #dpo, #encarregadodedados, #governança, #TI, #segurançadainformação, #cultura

O Brasil já tem uma boa oferta de cursos de formação de DPO Encarregado de Proteção de Dados Pessoais e esta oferta vai crescer ainda mais.
Com a entrada da lei em vigor da LGPD, a grande maioria das empresas ainda estão perplexas com a complexidade da lei; na verdade, com o volume de iniciativas que são até simples individualmente, mas complexas por conta da multidisciplinariedade e integração entre as áreas de negócio.
Mas, o que muitos executivos e gestores que ouvem sobre a urgência da LGPD não estão atentos é que a concorrência de empresas buscando apoio para o Programa vai trazer uma lacuna de profissionais preparados e inflação de valores no mercado.
Em 2021 as empresas irão buscar apoio para implementar a LGPD, mas vai haver uma escassez de empresas e profissionais preparados; até por que o dia a dia das operações de negócio tem que continuar.
Se este cenário se confirmar, os serviços profissionais serão cobrados a ‘peso de ouro’ e ainda assim, não há garantia de resultados e conformidade à lei.
Lembre-se que não é apenas uma questão de segurança e consentimento, estamos falando de...
· Governança
· Contratos
· Tratamento de dados
· Rastreabilidade
· Cultura
· Cyber Segurança
· Termos
· Sistemas
· Site
· Relacionamento com envolvidos
· Planos
· Etc...
Minha recomendação é a formação da equipe de governança da privacidade dos dados na legislação, Assessment corporativo, diagnóstico, construção do Roadmap do Programa, Gerenciamento do Programa e sustentação.
Os programas tem um custo elevado e focam em segurança, tem horas contadas, são remotos, entregam planos padrões .
Há mais oportunidades com a LGPD do que gastos e problemas, cabe a cada empresa identificar como ela vai potencializar seus dados na a cultura digital dos tempos modernos.
Com a possibilidade de sanções pelo MP, Procon, e em breve a ANPD, ainda há quem espera que a lei “não pegue”, pode ser prorrogada, iniciar em 2020, depois do carnaval, que é um problema da TI ou do Jurídico; enfim, há muitos que ainda não iniciaram um Programa de Adequação, mas há muitos outros que já estão com ações em andamento e colhendo os frutos.
Fique conosco.
Abraço
Equipe IPCOMPLIANCE
Comments