Palavras chaves: #lgpd, #compliance, #dpo, #encarregadodedados, #transformaçãodigital, #cultura
Ouço um questionamento de forma recorrente; quem é a melhor pessoa para conduzir o programa de conformidade à LGPD? É trabalho de uma pessoa apenas? Se é uma equipe, quem deve participar?
De fato, estão perguntando sobre quem é o profissional capaz de orquestrar a definição, execução e gestão de dezenas de planos que tem entre si relacionamento, dependência, requer orçamento, compartilham a alocação de pessoas, lidam com a cultura e governança corporativa, trazem riscos na implementação e na operação do negócio, precisam demonstrar e comprovar resultados para os executivos e, no futuro, para a ANPD Agência Nacional de Proteção de Dados ou para o MPDF Ministério Público do Distrito Federal, seja quem o acionar primeiro...
E recorro à figura de um maestro que tive a oportunidade de presenciar alguns ensaios de um coral, com a presença e sem a presença do maestro.
Sem a presença do maestro, os participantes eram bem-intencionados individualmente, mas alguns desafinavam, outros erravam a letra, o tom e a melodia da música, outros conversando e até falando mais alto que o próprio coro de vozes e instrumentos.
Mas, com o maestro, o ensaio era muito diferente; em primeiro lugar, a presença dele já colocava ordem e organização no grupo. Os que desafinavam eram identificados imediatamente e recebiam correção e instrução, adequada ao seu papel no grupo. Ele marcava o passo do início ao fim do ensaio.
Autoridade, presença, organização, correção, instrução, ajustes, mostra o resultado, vibra com todos; é o líder responsável.
Este é o maestro da LGPD; ele pode vir do Compliance, Jurídico, da TI e até ser um consultor da empresa; não recomendo um terceiro temporário.
A LGPD não é apenas uma obrigação legal, mas uma janela para oportunidades para...
· Transformação Digital do negócio
· Transformação da cultura digital dos empregados
· Proteção dos seus dados pessoais dos seus clientes, empregados e fornecedores
· Rever e evoluir o relacionamento com os usuários
· Alinhamento entre os líderes das áreas de negócio
· Mapear oportunidades de novos produtos e serviços digitais
· Cultura de continuidade do negócio
· Implantar Governança de Dados
· Envolvimento de toda a empresa em um programa de conformidade
Há mais oportunidades com a LGPD do que gastos e problemas, cabe a cada empresa identificar como ela vai potencializar seus dados na a cultura digital dos tempos modernos.
Ainda há muitas empresas que não iniciaram um Programa de Adequação, mas há muitos outros que já estão com ações em andamento e colhendo os frutos.
Fique conosco.
Abraço
Equipe IPCOMPLIANCE
Comments