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35. O QUE OS OLHOS NÃO VEEM NA LGPD – 11. COMPLIANCE, A ALIANÇA PARATODOS



A LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS não está inovando, mas formalizando em lei os fundamentos da gestão de um dos principais ativos das organizações modernas.

É um programa corporativo, envolve toda a instituição e vai ‘tocar’ em todas estas áreas da sua organização:

· Governança Corporativa

· Governança de Dados

· Cultura Corporativa

· Fornecedores

· Ferramentas

· Tecnologias

· Processos

· Sistemas

· Dados

· P&D

· Compliance

· Relacionamento com o Mercado


· A LGPD É UM COMPLIANCE

Mas, o que significa a LGPD ser um compliance legal?

1. É um tema de ‘CONTINUIDADE DO NEGÓCIO’ e pode trazer um dano à marca, mercado, receitas, ativos digitais, margem

2. É um Compliance Legal que deve ser atendido;

3. É um requisito para fazer negócio, imposto pela cadeia de suprimentos

4. As penalidades podem vir da Titulares (milhares), Clientes (centenas), Controladores (dezenas ou centenas) ANPD, MP (valor, restrições)

5. O ‘TOM VEM DO TOPO’, mas é a liderança média a chave para a conformidade

6. A área de compliance faz parte do Programa de conformidade, mas a LGPD vai exigir muito mais que os programas tradicionais de compliance na sua empresa;

7. Cada líder é responsável pela conformidade em sua área

8. O fundamento mais importante da Lei é o da ‘PREVENÇÃO’ e não o da ‘SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO’

9. Todos devem aderir, colaboradores, fornecedores e terceiros;

10. Deve demonstrar a efetividade dentro da organização.


Sendo um Compliance, a LGPD deve atender aos requisitos acima; vai exigir um esforço muito maior na fase de construção da conformidade, na sua operacionalização, mas o grande desafio será a etapa contínua de sustentação da conformidade.


Fique conosco.

Abraço

Equipe IPCOMPLIANCE

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