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27. O QUE OS OLHOS NÃO VEEM NA LGPD – 3. CULTURA CORPORATIVA

Atualizado: 24 de mai. de 2021



A LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS não está inovando, mas formalizando em lei os fundamentos da gestão de um dos principais ativos das organizações modernas.

É um programa corporativo, envolve toda a instituição e vai ‘tocar’ em todas estas áreas da sua organização:

· Governança Corporativa

· Governança de Dados

· Cultura Corporativa

· Fornecedores

· Ferramentas

· Tecnologias

· Processos

· Sistemas

· Dados

· P&D

· Compliance

· Relacionamento com o Mercado


· CULTURA CORPORATIVA

A LGPD é um programa que vai exigir a transformação da cultura de uso de dados pessoais e por que não dizer, do uso dos dados da organização, seja em meios digitais ou físicos.


Na prática, as empresas implementam alguma categorização de informações quando implementam a gestão de identidade e as profiles de acesso, mas observamos que esta prática revela que muitos tem acesso a dados e informações que não poderiam estar disponíveis a eles.


Colaboradores mudam de posição e levam consigo suas autorizações de acesso; recebem acesso a todo um conjunto de dados.


Sim, a cultura corporativa vai precisar mudar... mas o desafio é como implementar esta mudança? Como ir além de um banner na portaria ou no fundo de tela dos computadores?

Estas ações não irão mudar a cultura de privacidade de dados, do uso dos dados em conformidade com a LGPD.


Elenco ações que contribuem para esta transformação da cultura...

  • KPIs na pauta da Alta Direção, com responsabilidades e responsabilização clara;

  • Pacto da gerência média (gerentes, coordenadores, supervisores) por liderarem este tema dentro das suas áreas;

  • Treinamentos operacionais que traduzem as boas práticas de segurança da Política de Segurança da Informação em ações práticas na rotina diária;

  • Treinamentos operacionais que traduzem as boas práticas de tratamento legal de dados alinhadas às atividades da rotina diária;

  • Plano de Cultura na área de Comunicação Corporativa;

  • Mensagens perenes da Comunicação Corporativa;

  • Treinamentos.... Integração, Alta Direção, Liderança, Operação, Fornecedores;

Trabalhar no fundamento da ‘CULTURA CORPORATIVA’ é o plano de resposta a risco e desenvolvimento da maturidade organizacional para o uso de dados pessoais em conformidade a LGPD o menor custo e maiores resultados.


Mas é um desafio!!


Fique conosco.

Abraço

Equipe IPCOMPLIANCE

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