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Este artigo integra um conjunto de temas da implantação e operacionalização da LGPD abordando os seguintes temas:
CINCO FUNDAMENTOS DA LGPD
O CARÁTER PREVENTIVO DA LGPD
BENCHMARK ENTRE PARCEIROS DE IMPLANTAÇÃO
ENCARREGADO DE PROTEÇÃO DE DADOS DPO
ROADMAP OPERACIONAL DE IMPLANTAÇÃO DA LGPD
O DASHBOARD DE PROTEÇÃO DE DADOS DA GOVERNANÇA CORPORATIVA
Você vai encontrar muitos parceiros de implementação no mercado nos mais diversos “sabores” de soluções e é sua responsabilidade escolher o parceiro correto, que cumpra os fundamentos da Lei, com experiência na implantação, experiência no seu setor de negócio, que saiba como instruir na operacionalização e gestão da conformidade; esta é a chave.
ESTES SÃO OS ‘SABORES’ de parceiros de implantação que você vai encontrar no mercado:
· Empresas que construíram um programa de adequação e possuem capacidades em ao menos 3 fundamentos da Lei
Estas empresas tem habilidades para desenvolver parcerias nos fundamentos restantes e entregar um Programa de Conformidade LGPD
E estas empresas tendem a ter diferenciais em seus programas, com mais foco em cultura e/ou segurança da informação e/ou processos de tratamento de dados pessoais e/ou potencialização dos benefícios da LGPD na sua empresa
· Empresas de nicho (advocacia, infraestrutura de TI, segurança da informação, consultorias de risco ou gestão, escritórios de contabilidade)
Desejam potencializar sua carteira de clientes com a LGPD.
Estes possuem o conhecimento em um dos fundamentos da LGPD, mas carecem do atendimento aos outros fundamentos
Tendem a focar o projeto no fundamento que dominam e isso vai lhe trazer problemas perenes
· Empresas que vendem segurança da informação como a adequação à LGPD
Estas empresas focam no fundamento da segurança da informação, importante para a conformidade e que está às mãos da área de Tecnologia da Informação, mas tem poucos recursos para promover a venda interna na alta direção.
· Empresas que vendem ferramenta como a adequação à LGPD
Sim, o mercado já possui boas ferramentas customizadas à LGPD, que sugere aos incautos que sua aquisição é suficiente para alcançar a conformidade.
Desnecessário dizer sobre os resultados... frustração... “a ferramenta é ruim”...
· Empresas que estão construindo “outra conformidade”, sem conhecer os fundamentos da Lei, estão levando empresas e confiar no que estão entregando
Desnecessário dizer sobre os resultados... incidentes... danos à marca, financeiros, ao seu marketshare e sanções...
O Legislador e aqueles que irão demandar para que você demonstre a conformidade e efetividade do seu programa irão procurar os fundamentos da lei, não o estado da arte, mas o que é esperado que seja cumprido.
É isso que a sua empresa vai ter que demonstrar!!
Fique conosco.
Abraço
Equipe IPCOMPLIANCE
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